Breaking News
Loading...
sábado, 2 de agosto de 2014

Construindo Lares



Inovação, civilidade, construtividade, solidariedade, cidadania, motivação, identidade, atitude, voluntariado, soberania, humanidade são alguns dos termos que podem traduzir o sentimento que a ONG Um TETO Para Meu País desperta ao favorecer melhores condições de moradia à cidadãos de baixa renda. Como isso é realizado? Ela constrói casas gratuitamente.








TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários.

TETO tem a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade em conjunto reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo.
Por isso, TETO possui três objetivos estratégicos:

(1) O fomento ao desenvolvimento comunitário em comunidades precárias, através de um processo de fortalecimento da comunidade, que desenvolva lideranças validadas e representativas, e que estimule a organização e participação de milhares de moradores de comunidades para a geração de soluções para os seus problemas. O desenvolvimento comunitário é considerado o eixo transversal da intervenção do TETO.

(2) A promoção da consciência e ação social, com ênfase especial na formação massiva do voluntariado crítico e propositivo, trabalhando em campo com os moradores das comunidades e envolvendo diferentes atores da sociedade no desenvolvimento de soluções concretas para superar a pobreza.

(3) Incidência em política, que promova as mudanças estruturais necessárias para que a pobreza não continue avançando e diminua rapidamente.








Intervenção

A intervenção comunitária do TETO é focada nos assentamentos precários mais excluídos, sendo seu principal motor a ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, os quais trabalham para gerar soluções concretas para o problema da pobreza. O TETO estimula um processo contínuo de fortalecimento da comunidade, considerando o desenvolvimento comunitário como o eixo transversal da intervenção.

DIAGNÓSTICO – entrada em assentamentos precários e no desenvolvimento de um diagnóstico, no qual são identificadas e caracterizadas, junto aos moradores, as condições de vulnerabilidade do local. 

SOLUÇÕES – em resposta às necessidades identificadas na comunidade, são implementadas soluções nas áreas de moradia (habitabilidade), com a construção de casas de emergência, que responde a uma necessidade que é prioritária e urgente na maioria dos assentamentos precários; planos de educação; planos relacionados ao trabalho e ao fomento produtivo, que geram vínculos de confiança entre os voluntários e a comunidade, por serem soluções concretas, tangíveis e realizadas a curto e médio prazo.

CONSCIENTIZAÇÃO DOS JOVENS = MOBILIZAÇÃO = MUDANÇA REAL SOLUÇÕES DEFINITIVAS – implementação de soluções definitivas nos assenta-mentos precários, como a regularização da propriedade, a instalação (ou regularização) de serviços básicos, moradia definitiva, infraestrutura comunitária e desenvolvimento local. TETO articula e vincula moradores de comunidades organizados a instituições do governo para exigir seus direitos.



Recursos

Os recursos para a construção das moradias de emergência são viabilizados mediante parcerias e apoios de diversas naturezas, estabelecidos com organizações não-governamentais, públicas e privadas. Além da contribuição de pessoas físicas, que podem doar mensalmente, a partir de R$ 20 no cartão de crédito, através do Plano de Sócios da organização.

Muito mais que uma iniciativa, essa ONG é o exemplo da atitude bem sucedida dentro do contexto social e cultural de um povo. Literalmente -Mãos à massa; ou melhor: "Mãos na madeira!"
Mais informações sobre o projeto e de como participar estão no site www.techo.org/

0 comentários :

Postar um comentário

Back To Top