Breaking News
Loading...
terça-feira, 22 de julho de 2014

Jocelino Soares; o artista que eterniza o "caipira" e o interior


    Jocelino Soares dividiu a infância entre a pequena Neves Paulista e a grande São José do Rio Preto, cidade do noroeste paulista , marcada pela ocupação sucessiva e paulatina da pecuária, do café, do algodão e agora da cana que vira álcool e gira os motores em nome da tecnologia nativa.
Jocelino Soares cresceu à sombra dos cafezais, com o olhar perdido no campos verdejantes das folhas da rubiácea e nos horizontes dourados dos arrozais, olhar que também enchia a alma quando caia nos campos de matos ou nas pastagens onde aqui e acolá despontavam um ou outro pé de ipê florido de roxo, de amarelo e de branco, ao gosto da mãe terra. Jocelino Soares traz na alma o sussurro dos pequenos regatos de águas cristalinas, tão límpidas e frescas como água da cacimba; tem nos escaninhos da memória os cantares matinais dos pássaros silvestres e o ensurdecedor silêncio das noites da roça, noites claras de luar, noites quentes e abafadas do verão, noites geladas que hoje são tão raras. Jocelino viveu como viveram os caipiras antigos encarnados na pele dos seus pais e irmãos. Viveu a vida do campo com suas belezas e pequenos prazeres.

Jocelino Soares

 
Brincou, dançou, calejou as mãos, sonhou sonhos impossíveis para ousar romper a cerca que confiava a ignorância, expondo com coragem a galhardia seus traços rústicos desenhados à luz bruxuleante da lamparina a querosene. Esses traços evoluíram, ganharam molduras, foram a salões de arte, freqüentaram galerias e cruzaram oceanos pra encantar as almas abertas ao encantamento, para encher o olhar de olhos ávidos de beleza, para abrir o sorriso daqueles que ainda se deleitam com as coisas simples do homem do campo e com os encantamentos gratuitos da natureza. Jocelino Soares é pintor. Esse artista que pinta o campo que traça os contornos férteis do imaginário popular, que transforma em cores a criação maior que vem da terra , que brota da alma do homem caipira, que transborda dos ribeirões e que salta dos olhares prenhes de sonho, de sonhos sonhados e não sonhados, de desejos contidos e incontidos, de saberes secretos e públicos, das coisas sondáveis e insondáveis que dançam o balé magnífico das cores que dão vida a cada um de seus quadros . Jocelino Soares é um artista do povo simples da roça, é um mago que empresta vida aos anônimos personagens das histórias dos homens e das mulheres do campo. 

*Texto de Lelé Arantes - Historiador e Jornalista


Separamos algumas de suas obras.







  Mais obras de seu acervo e mais informações sobre o artista podem ser visualizadas em seu site; clique aqui

0 comentários :

Postar um comentário

Back To Top