Breaking News
Loading...
sexta-feira, 23 de maio de 2014

Um gole de conhecimento


    O que acha da ideia de ir além do copo da cerveja e se embriagar também em conhecimento? 

    Esta é a proposta de um curso online totalmente grátis da Sociedade da Cerveja. Para os apreciadores da bebida, é possível até receber um certificado de cervejeiro, conhecedor oficial da arte de bebericar. 
    Para quem se interessou pelo tema, o curso oferece conteúdos e vídeo-aulas que vão desde a história e a produção da cerveja até as classes e combinações com comidas e petiscos.

    Se você quiser se aprofundar e compartilhar o conhecimento com a galera, é só se cadastrar rapidamente e se embebedar com as possibilidades que o saber lhe traz. Acesse o linkacademia.sociedadedacerveja.com.br

A História da cerveja

   A cerveja teria surgido na Suméria, região localizada no Oriente Médio, há 6.000 a.C, quando um camponês, para a alegria dos cervejeiros, esqueceu a colheita de grãos na chuva. Graças à química da natureza, os grãos fermentaram e resultaram em um líquido no qual o homem teria apreciado o cheiro e sabor específico. Eis então a primeira cerveja, o primeiro cervejeiro e o primeiro gole solitário. 
    Mas só quem registra é dono. Por isso há também outras versões da origem da bebida, como a da deusa Ninkase, da Mesopotâmia, que teria se cansado da monotonia de ser divina, misturou água e cerveja e fez a alegria mundana. 

   Não muito diferente da atualidade, ainda no Oriente Médio, os babilônios consideravam a bebida dos deuses e a cerveja era usada em celebrações de vitórias. 
   Já no Egito, a cerveja significava status. Não havia o Rei do Camarote (graças aos deuses), mas o cervejeiro era uma profissão de alto escalão naquela sociedade. A bebida era oferecida aos mortos e também era usada como moeda para o pagamento dos trabalhadores.

    Em 1730 a.C, o  rei Hamurabi decidiu que cerveja ruim não tinha vez e criou uma lei em que o cervejeiro que produzisse uma bebida de má qualidade deveria morrer afogado.  Se Haburabi estivesse vivo e a lei em vigor, muitas empresas cervejeiras não existiriam e o nosso paladar agradeceria.
    Dos deuses à plebe, mais tarde, em 753 a.C, os romanos decidiram popularizar a bebida. Aprendizes dos egípcios, eles perceberam que poderiam acrescentar grãos e ervas aromáticas à bebida, diferente do vinho que era consumido na região.

     E assim, desde a Idade Antiga até os dias atuais, a cerveja é uma bebida que carrega sabores históricos e culturais. Então que tal aproveitar para apreciar todos esses sabores nesta sexta-feira? 


Por Amanda Perez

0 comentários :

Postar um comentário

Back To Top